QUEM SOMOS?
A Igreja Presbiteriana (Central) de Macapá (IPM) começou a se congregar-se e realizar trabalhos evangelísticos nesta capital, especificamente no bairro do Trem, no dia vinte e nove de novembro de mil novecentos e quarenta e nove. É organizada como igreja no dia vinte e nove de outubro de mil novecentos e sessenta e um.
A IPM é uma Igreja filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), estabelecida em nosso país desde o século XIX, tendo sido o Rev. Ashbel Green Simonton o seu primeiro missionário, vindo dos Estados Unidos no ano de 1859.
OBS.: COLOCAR A IMAGEM DE REV. ASHBEL GREEN SIMONTON
ORIGEM
A Igreja Presbiteriana tem sua origem na Reforma Protestante que eclodiu na Europa no século XVI. Deus levantou alguns homens para o conserto da pureza das Sagradas Escrituras, entre os quais destacamos o maior de todos os teólogos do sistema de reforma, João Calvino (1509-1564).
OBS.: COLOCAR A IMAGEM DE JOÃO CALVINO
O reformador de nome Guilherme Farel, que já havia começado uma obra em Genebra (Suíça), iniciou a diligência e obra que deveria levar à reforma da cidade de Genebra, por toda a Europa. As Igrejas que adotaram as doutrinas ensinadas por ele são chamadas Calvinistas, Igrejas Reformadas ou Igrejas Presbiterianas. Da Suíça, o Presbiterianismo se espalhou para os Países Baixos, França, Escócia e Inglaterra, e, a seguir, atingiu a todos os continentes.
NOSSA CRENÇA
As doutrinas da IPM estão baseadas na Bíblia, a Palavra de Deus. Nossa igreja não aceita nenhuma doutrina que não tenha base nas Escrituras (Gl 1.8,9).
Nossa igreja adota como exposição das doutrinas bíblicas a Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Menor de Westminster. Contudo, deve ficar claro que a nossa única regra de fé e prática é a Escritura Sagrada. A Confissão de Fé e os Catecismos são uma exposição do sistema de doutrina ensinada nas Santas Escrituras.
OBS.: COLOCAR AS 3 IMAGENS DA CAPA DE CONFISSÃO DE FÉ E OS CATECISMOS MAIOR E MENOR DE WESTMINSTER
A Confissão de Fé e os Catecismos foram elaborados por cerca de 151 teólogos ingleses e escoceses, reunidos na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, de julho de 1643 a fevereiro de 1649. O sistema doutrinário apresentado pela Confissão de Fé ficou conhecido como nome de Calvinismo, por ser o que João Calvino ensinou, e foi aceito pelas Igrejas Reformadas ou Presbiterianas.
OBS.: COLOCAR A IMAGEM DA ASSEMBELIA DE WESTMINSTER (1643-1649)
OS CINCO SOLAS DA REFORMA:
Os reformadores empregaram cinco termos latinos para resumir o que criam. Nós os subscrevemos.
1. SOLA SCRIPTURA (SOMENTE A ESCRITURA)
A Bíblia (Antigo e Novo Testamentos) é a única autoridade pela qual todas as questões doutrinárias e eclesiásticas devem ser decididas. Embora tenha sido escrita por homens, foi inspirada por Deus (2Tm 3.16; 2Pe 1.21), daí sua inerrância e suficiência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para a nossa salvação do pecado e é o padrão pelo qual todo o comportamento cristão deve ser avaliado.
2. SOLUS CHRISTUS (SOMENTE CRISTO)
Não há nenhum outro mediador pelo qual o homem seja reconciliado com Deus, a não ser Cristo, segunda pessoa da Trindade (1Tm 2.5). O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Cremos que a Sua morte substitutiva na cruz expia (paga e elimina) a culpa dos que creem (Rm 3.24-25), perdoa os pecados daqueles que Nele creem (Rm 3.24-25), remove o castigo do pecado (Ef 1.7) e que Sua vida perfeita, obediência santa e obediência a Deus, nos permite justificar (considerar justos) todos quantos o Pai lhe deu (Jo 6.37, 65). Portanto, "não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4.12).
3. SOLA GRATIA (SOMENTE A GRAÇA)
Nenhum homem pode reivindicar de Deus a salvação com base em suas obras. A Salvação é realizada somente pela graça (favor imerecido) de Deus (Rm 3.20,24,28). A queda trouxe consequências desastrosas para o ser humano. Eles tornaram-se inteiramente indispostos, incapazes e mortos para se inclinarem às coisas de Deus. A salvação pela graça é obra soberana do Espírito Santo, no sentido de que Deus escolheu, predestinou e chamou para si aqueles que separou para ser para louvor da sua glória. Portanto, salvação é dom da graça soberana de Deus (Tt 3.5).
4. SOLA FIDE (SOMENTE A FÉ)
O único instrumento de justificação (ato pelo qual Deus perdoa os pecados dos eleitos e os considera aceitos e justificados) é a fé, que se firma na justiça de Cristo (Rm 3.28; 5.1). Entendemos por fé "não um sentimento vazio e infundado, mas o dom do Espírito Santo, pelo qual somos levados a conhecer o culpado estado do pecador, e a aprender e entender as mãos vazias para receber de Deus o perdão imerecido" (Hb 11.6) ou um "dom sobrenatural que aqueles que creem de verdade permaneceriam na presença redentora de Deus".
5. SOLI DEO GLORIA (SOMENTE A DEUS GLÓRIA)
O domínio de Deus é total. Ele é soberano. Ele decide a medida que escolhe e executa seu decreto, e ninguém pode parar sua mão ou impedir seus planos (Dn 4.35). Cremos que a salvação depende de Deus e foi realizada por Ele, portanto, devemos glorificá-lo para sempre. Cremos que embora desejemos saúde, realização, paz e bem-estar, estas coisas estão subordinadas ao alvo maior da Glória de Deus. Devemos viver inteiramente para Ele, sob sua autoridade e para sua glória somente (Rm 11.36).
NOSSO CULTO A DEUS
O culto ocupa lugar de eminencia na igreja Cremos que: (1) somente Deus deve ser adorado, (2) pela mediação de Cristo apenas, (3) Deus aceita o culto quando tributado em espírito e em verdade, sob direção do Espírito Santo: (4) somente no culto verdadeiro pode a pecado ser perdoado e obtido o favor divino, (5) o culto verdadeiro pode ser realizado em qualquer lugar, o caminho que conduz ao favor divino parte do coração arrependido, e não deste ou daquele lugar; (6) dentre os sete dias da semana Deus separou um para o descanso devendo esse dia ser inteiramente consagrado a Deus, (7) a leitura da Escrituras, com santo temor, a så pregação da palavra e a atenção a ela, em obediència a Deus, com entendimento, fé e reverência; o cântico de salmos e hinos espirituais, com gratidão no coração, bem como a devida administração e digna recepção dos sacramentos (batismo e santa cera) instituidos por Cristo, juramentos e votos; jejuns solenes e orações de graça em ocasiões especiais, são partes do culto oferecido a Deus
NOSSO GOVERNO
Existem várias formas de governo. Como o sistema episcopal (o principio básico é um governa todos, e o Congregacional, também chamado sistema independente (o principio básico é todos governam). O nosso sistem méo Presbiterial (ou Representativo). Cremos ser esta a firma biblica de governo. É o governo do povo por mei de representantes por ele escolhidos, o governo republicano, cuja origem encontramos no Calvinismo. É uma forma du governo simples, despretensiosa, organizada em base racional e em sistema nacional. É representativo em toda a sua extensão, do local ao geral. O governo da Igreja Presbiteriana é exercido pelos Presbiteros. Dai veio o nome da Igreja. A palavra presbitero vem de um vocábulo grego que significa "mais velho", e é no Novo Testamento identificado como "ancião" e "bispo", pois indicam todos o mesmo oficio (Tt 1.5-7, At 20 17-28; 1Pe5.1, 2Jo 1.1). Além de presbiteros, a Igreja Presbiteriana também elege diáconos, os ministros da assistência, que têm como função cuidar do bem-estar dos membros, manter a ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino e exercer a fiscalização para que haja boa ordem no lugar reservado, para culto a Deus.
NOSSOS ALVOS
Como corpo de Cristo e contando com a "justa colaboração de cada membro" (Ef 4.16), temos de forma geral e bem definido diante de nos buscarmos dia-a-dia os alvos: a) Primeiro e acima de tudo a Glória de Deus (Is 43.21) Que Seu Nome, Reino e Vontade sejam conhecidos e concretizados entre nós Que Ele seja adorado e louvado em espirito e verdade. b) Fazer discípulos de Cristo entre nosso povo (Mt 28:18-20) "indo" (evangelismo em suas mais variadas formas, inclusive missões), "pregando" (Mc16 15). "batizando (compromisso com a Igreja local) e "ensinando" (dar respostas bíblicas para as questões atuais, pelo ensino da Palavra de Deus). c) Ser um povo que demonstre simultaneamente a santidade e o amor de Deus (Mt 5. 13 16) Refletir, como um grupo, a santidade de Deus contra toda a forma de impiedade e injustiça ao nosso redor. A mesmo tempo, demonstrar o amor de Deus, pela prática de boas obras, "as quais Deus de antemão preparou para que déssemos nelas (El 2.10)
SÓ A DEUS SEJA A GLÓRIA!
IGREJA PRESBITERIANA DE MACAPA
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8.32)
INFORMATIVO
ESCOLA DOMINICAL E CULTO PÚBLICO
Domingo: 9:00-10:45 0 19.00-20:45m
REUNIÃO DE ORAÇÃO
Terça-feira, 19:30-20:45m
ESTUDO SIBLICO DOUTRINÁRIO
Quinta-feira: 19:30-20:45m
LEITURAS DEVOCIONAIS
Sábado: 19:30-20:45
Rua Odilardo Silva, 2685-Trem Сеp: 68902-040-Macapá - Amapá Fone: (96) 3222-1546/3222-0983-
Galeria de Fotos
Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.
Sobre a nossa igreja
Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:
Conheça a liderança pastoral Envie-nos uma mensagem